E os seus olhos da fé, como andam?

   

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mateus 6:22-23

“[...]Ora, não percebeis que com os olhos alcanceis toda a beleza do mundo? O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.”  Leonardo da Vinci

 

A Bíblia diz que se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será luminoso. A sua visão determinará o que você será. Você alcança aquilo que consegue ver! Muitos de nós estamos sofrendo de miopia espiritual. Não conseguimos ver as coisas como um todo, apenas o lado ruim delas, já que nossa visão está embaçada.

Como diagnosticar olhos ruins?

Quando nossos olhos não conseguem olhar para as promessas de Deus, para a terra prometida, alguma coisa está errada. Você já foi ao oftalmologista e se sentou de frente àquelas letras miudinhas? Bem, quando elas se transformam em muralhas é um sinal de olhos ruins. Cheque se você só vê em sua frente os gigantes e muralhas. Mas, pastora, o que são essas muralhas? São as dúvidas - e se não der certo? - e o negativismo - não consigo, não posso – que contaminam nossos corações.

Quando olhamos para elas, o nosso foco deixa de ser aquilo que Deus tem para nós e passa a ser as dificuldades que temos enfrentado. Não olhe para seus complexos ou medos. Mire sempre em Deus.

Outro sinal de que não estamos enxergando bem é quando nossos olhos avistam apenas o lado ruim das pessoas e das situações e conseguimos, somente, criticar.

Nossos olhos podem estar tão enferrujados que não consigam ter visão alguma do propósito de Deus para nós, quando isso acontece não estamos apenas com uma pequena miopia, mas podemos chamar isso de cegueira espiritual.

Como melhorar a visão?

Primeiro é preciso reconhecer que não estamos enxergando bem. É importante detectar o problema, pedindo ajuda ao pastor, líder, a um amigo de confiança. Davi reconheceu seu erro e pediu a Deus um coração puro em Salmos 51. Se você está preso a paradigmas familiares, a histórias de fracassos pessoais e ministeriais, deixe o Médico dos Médicos restaurar sua visão.

Use o colírio espiritual que só é fornecido por Deus. Ore, peça forças ao Senhor, fale que você deseja enxergar as coisas como elas são de fato. A oração nos conecta ao coração do Pai e ela tem o poder de nos fazer enxergar diferente, sob a ótica de Deus. Bartimeu pediu visão a Jesus, o clamor desse homem fez com que Cristo se voltasse a ele e o restaurasse.

Troque seus modelos antigos pelos conceitos de Deus.  Abra mão do que te faz mal; Deus deseja sua felicidade (Jeremias 29:11). Renove a sua mente pela Palavra Dele, como está escrito em Romanos 12. Comece a olhar além das muralhas, além dos gigantes. Deus te fez com potencial para ultrapassar os montes.