Aprendendo a Lidar com as Questões da Vida

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.” Eclesiastes 9: 2 e 3

A passagem acima nos mostra que, no mundo, nós teremos dias de aflição e que todos estão sujeitos a eles, os que creem em Deus ou não. Mas o que fazer, então? Nós precisamos aprender a lidar com essas questões da vida, pois é o nosso comportamento, nossa resposta à adversidade, que nos diferencia do ímpio.

Quando recebo não

foto siteOs chamados nãos da vida chateiam muitas pessoas. E, muitas vezes, eles vêm do próprio Deus. A Bíblia está repleta de exemplos dos nãos de Deus. Em Gênesis, o Senhor dá o domínio de todo o Jardim do Éden a Adão, mas diz que ele não devia comer da Árvore do Bem e do Mal. Já em Atos 16, Paulo explicita o desejo que tinha de pregar a palavra de Deus em Bitínia, mas afirma que o Espírito Santo disse não a ele. Paulo não deveria ir para a parte setentrional da Ásia Menor naquele momento. E ele entendeu isso, diferentemente de Adão. Diferentes foram também os resultados dos dois, Adão colheu os frutos do pecado enquanto Paulo partiu para Macedônia para abençoar mais pessoas que precisavam de seu ministério. Quando o Senhor nos diz não, e apreenda que Ele diz, é preciso obedecê-lo. Pessoas que não possuem estrutura para serem contrariadas precisam aproveitar os dias aflitivos para mudarem seu temperamento.

O não pode vir de outras pessoas, quando isso acontece você deve buscar o local do sim. O não deve servir para você ir para o sim certo.

Frustrações

Nós temos muitos projetos e desejos, mas nem todos vão se realizar. Moisés queria alcançar a terra prometida, porém nunca entrou nela. A Bíblia diz em Deuteronômio que Ele apenas viu a terra de Pisga, cume do monte Nebo, porém não a possuiu. As frustrações, infelizmente, fazem parte do processo natural das batalhas e conquistas de nossas vidas, criar ferramentas para lidar com elas nos fazem mais realizados. Quando Moisés ouviu do Senhor que não entraria na terra precisou escolher um sucessor, o fracasso dele gerou, portanto, uma nova habilidade.

Rejeição

Lidar com a rejeição é muito difícil para a maioria de nós, mas sempre que o dia da aflição vier podemos nos lembrar de Jesus, Aquele que sofreu as maiores rejeições por nós. No livro de João, Jesus fala que veio para os seus e eles não o receberam. O profeta Isaías diz, no capítulo 53, versículo três: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.”.

José, outro grande homem da Bíblia, também foi rejeitado por pessoas muito importantes: seus irmãos. Contudo, ele usou essa situação para concretizar os sonhos que Deus estava semeando em seu coração, aprendendo como se relacionar com as pessoas.

Perdas

Como lidar com as perdas em nossas vidas? Bem, Jó lidou da melhor maneira possível: confiou em Deus até o fim. A Bíblia fala que em tudo Jó não murmurou, não pecou e nem atribuiu culpa a Deus sobre o que estava acontecendo em sua vida. Ele perdeu suas ovelhas queimadas por um fogo que caiu do céu, seus bois foram roubados por ladrões, assim como seus camelos. Jó também perdeu a saúde e até mesmo os filhos. Em tudo isso, ele permaneceu e aprendeu a conhecer a Deus. Quando as perdas vierem acredite no Senhor e na Sua fidelidade, se achegue a Ele e creia que Deus é capaz de restituir.

Estou vivendo o dia da aflição

Então fique firme, meu irmão! Analise as situações que você está vivendo a luz da palavra de Deus. Não se entregue, mas desloque seu olhar para as coisas melhores. Faça de Salmos capítulo 34, versículo 19, “O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas”, sua oração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>