Homens segundo o espírito de Deus

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos,  não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina,  comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas  se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é  discernido.” 1 Co 2:12-15

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.” 1 Co 3:1

imagemprapriNestas passagens, Paulo descreve os membros da igreja, observando que nela não havia somente pessoas espirituais, mas, também, pessoas naturais e  carnais, exatamente como nos dias de hoje. 
Homem Natural  
O homem natural, citado no versículo 14 de 1 Coríntios, capítulo dois, é a condição em que nós nos encontramos antes de nos ligarmos a Deus,   independente das boas ações que fazemos, caridades, ou de “não fazer mal a ninguém”, como ouço muitos dizerem. Todos nós nascemos desconectados de  Deus, devido ao pecado, portanto, nascemos homens naturais. 
Para esse tipo de homem, as coisas de Deus ainda são loucuras, pois ele não é guiado pelo Espírito Santo, mas por seus próprios conceitos. Devemos  nos atentar se temos sido simplesmente naturais, pois o diabo nos faz  seguirmos uma ideia errônea de que encontramos o caminho certo através de  nossas verdades. No entanto, na maioria das vezes, nossos pensamentos, e  consequentemente nossas ações, não estão de acordo com a palavra de Deus.   Outra cilada usada para derrubar o homem natural são os questionamentos. Quando satanás planta dúvidas e sofismas na mente daqueles que são  naturais, quase sempre eles esmorecem, pois não têm armas do espírito para  lutar contra isso. 
Entenda que as melhores coisas estão e vem do Espírito Santo. Não conseguindo compreender isso, o homem natural perde benções que Deus tem  separado para aqueles que são espirituais.  
 
Homem Carnal
 
 
No capítulo três de 1 Coríntios, Paulo fala de pessoas que na fé se assemelham a crianças engatinhando. Quem são essas pessoas? São aqueles  que um dia estiveram cheios do Espírito Santo, foram guiados por Deus,  entretanto hoje são conduzidos por suas vontades. Muitas vezes, são irmãos que, preocupados somente com suas vidas pessoais, perderam o foco em  Deus. 
 
O que Ele espera de nós?
 
Deus derramou seu espírito sobre nós, por isso espera que nasçamos de novo e vivamos como homens espirituais. Pessoas que deixam que Ele as guie, pois 
são apaixonadas por suas leis. Isso é o viver em vitória que o Senhor planejou para nós.  E quando as dúvidas chegarem? Quando homem espiritual enxergar a  pontinha do natural ou do carnal? É hora de manter a verdade da fé firme e saber que há coisas que, até então, não têm explicação lógica para nós, mas  certamente há uma finalidade para Deus.
Lembro-me de um exemplo na Bíblia de um homem espiritual: Daniel. Você já leu o livro homônimo na Bíblia? Daniel, estando no palácio do rei e podendo  ser servido com manjares e todas as bebidas que Nabucodonosor poderia  oferecer, escolheu legumes e água.
Muitas vezes, o homem natural não irá entender o porquê de se alimentar dessa maneira, o porquê sacrificar antigos comportamentos, mas o homem  espiritual sempre achará graça diante aos eunucos e se tornará mais douto  com o alimento do céu. Sabe por quê? Pois Deus sempre tem a melhor parte 
para aqueles que são nascidos do Espírito, o Senhor tem um compromisso com o homem espiritual.  Quando você se abstém das coisas do mundo e escolhe as coisas de Deus,  Ele o escolhe para fazer a diferença.
 
Em qual condição você se encontra?
 
Ser natural ou carnal não é uma condição irreversível, pelo contrário! A vontade de Deus é nos mudar a cada dia, nos tornando cada vez mais parecidos com  Ele.
Ser um homem Espiritual não é um sentimento e sim uma escolha, difícil na maior parte do tempo, mas que nos leva para o melhor do Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>