O jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli. Naqueles dias a palavra do Senhor era muito rara e as visões não eram frequentes.I Sm 3:1
Nós temos aqui a narrativa de um período muito difícil vivido por Israel, logo antes de Samuel, que nascera debaixo de um propósito, nascera pela vontade de Deus, assumir o sacerdócio e se tornar o juiz daquela nação. Nesta época, Eli era o juiz de Israel, que vivia uma escassez da presença de Deus. Exatamente como a nossa geração.
Nunca tivemos tantos recursos, tanto acesso a comunicação: televisões, telejornais, revistas, internet, e apesar de tantas informações o mundo parece vazio da presença de Deus. Seco. Assim como esteve à nação de Israel no trecho acima. A Bíblia diz que naqueles dias, a palavra do Senhor era muito rara, mas nós, graças a Deus, temos levantado clamores e também trabalhado para que as rádios, TVs, para a internet seja um lugar onde as pessoas possam ouvir o evangelho. Nós temos orado para que as palavras do Eterno não sejam raras aos nossos ouvidos em nosso dia-a-dia.
O responsável por mudar a história da nação de Israel foi Samuel. Ele foi um homem que trouxe a presença de Deus para sua geração. Durante toda a vida, Samuel cultivou um relacionamento com Deus e ministrou a sua presença para sua geração.
Esta semana, eu estou desafiando você: seja um Samuel em nossa geração! Seja alguém que, mesmo no meio de um povo que tem pouco de Deus em suas vidas, cultiva e expressa à presença de Altíssimo. E, principalmente, que desperta outros para conhecê-la, pois somente ela supre todas as necessidades do coração do homem.